Hospital Couto Maia

O Hospital Couto Maia é o mais antigo hospital público da Bahia. Ao longo de sua existência o hospital sofreu várias modificações no perfil de atendimento sempre em consonância com as modificações na epidemiologia das doenças infecciosas e parasitárias.

Em 2015, inaugurou um novo Hospital Couto, agora ICOM – Instituto Couto Maia e que será transferido para o bairro de Água Claras com instalações modernas e sistema de climatização GHP (gas heat pump).

O sistema de ar condicionado com 1.000 TR atenderá os diversos ambientes, desde o laboratório classe II até aos diversos quartos de isolamento com exaustão equipada com filtros absolutos.

É a maior obra hospitalar do Brasil em GHP com arquitetura moderna e um pavimento técnico na cobertura que atende a todo o hospital.

Toda a água quente necessária para o Hospital inclusive a Lavanderia e o Refeitório serão gerados pelo sistema de climatização representando significativa economia de energia.

Por ser um hospital para doenças infecto contagiosas as instalações de ar condicionado foram projetadas abrangendo esta especificidade com diversos sistemas operando com 100% de ar exterior, cujas unidades de tratamento de ar – UTA´s  – serão equipados com trocadores de calor de placas de calor sensível.

Toda a instalação de ar condicionado possuirá sistema de supervisão e controle atuado sobre as unidades GHP que produzirão água quente, água gelada e expansão direta com gás ecológico R401A.

Todos os ambientes e equipamentos de ar condicionado serão operacionalmente controlados via sistema supervisório.